Loading...

quantusMM

ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO DE MAMOGRAFIAS PARA DETERMINAR O RISCO DE PATOLOGIAS DA MAMA

Sua tecnologia está baseada na análise quantitativa da textura da imagem da mama. O quantusMM classifica as imagens sob a perspectiva craniocaudal (CC) e perspectiva mediolateral oblíqua (MLO) de ambas as mamas e as atribui uma categoria que determina a situação de malignidade da mama analisada.

Sistema de classificação aplicado no quantusMM

  • Classe 1: Mama normal
  • Classe 2: Achados provavelmente benignos (Probabilidade menor ou igual a 50%>
  • Classe 3: Achados suspeitos de malignidade (Probabilidade entre 50% e 95%)
  • Classe 4: Elevado risco malignidade (Probabilidade maior ou igual a 95%)
  • Classe 5: Mama maligna

O sistema determina, a partir de vários limiares, cada um com valores de sensibilidade, especificidade e valores preditivos positivos e negativos mostrados abaixo, a probabilidade de uma amostra ser positiva, dependendo dos falsos positivos detectados na amostra de treino.

Por exemplo, uma imagem classificada como "Classe 5" é considerada como positiva segura uma vez que, com o limiar escolhido, a ocorrência de falsos positivos (amostras negativas classificadas como positivas) é 0% (100% de especificidade), pelo que os positivos previstos pelo sistema serão verdadeiros positivos. Neste caso, o número de falsos negativos (amostras positivas que são classificadas como negativas) é superior ao das outras classes de malignidade inferior (baixa sensibilidade).

Se uma imagem não apresentar candidatos "Classe 5", o sistema verifica se pertence a uma classe de malignidade menor, que seria "Classe 4".

Uma amostra classificada como "Classe 4" é considerada como tendo uma elevada probabilidade de malignidade uma vez que, com o limiar escolhido, a ocorrência de falsos positivos (amostras negativas que são classificadas como positivas) é inferior a 5% (especificidade > 95%), pelo que a maioria dos positivos previstos pelo sistema serão verdadeiros positivos. Neste caso, o número de falsos negativos (amostras positivas que são classificadas como negativas) é superior ao de outras classes de malignidade inferior, mas inferior ao da "Classe 5" que é de malignidade superior (sensibilidade não tão baixa).

Se a imagem também não for classificada como "Classe 4", o processo é repetido para cada uma das classes malignas inferiores, até ser alcançada a "Classe 1", que é considerada benigna.

A "Classe 1" é considerada benigna pelo mesmo argumento explicado para a "Classe 5", mas utilizando os valores de sensibilidade (a 100%) e valor preditivo negativo (menor especificidade).

Portanto, o sistema determina a classe de malignidade mais elevada a que pertence cada uma das imagens a serem analisadas e é indicada no relatório correspondente para cada uma das imagens mamográficas da paciente.

Tabela comparativa da confiabilidade do quantusMM para cada categoria para Nódulos

  Sensitivity Specificity PPV NPV
Classe 1
Classe 2 99.0% 23.0% 56.0% 96.0%
Classe 3 95.0% 51.0% 65.0% 91.0%
Classe 4 65.0% 95.0% 92.0% 73.0%
Classe 5 37.0% 100.0% 99.0% 62.0%
* Dados preliminares aguardando revisão pela equipe clínica de Osakidetza.

Tabela comparativa da confiabilidade do quantusMM para cada categoria para microcalcificações

  Sensitivity Specificity PPV NPV
Classe 1
Classe 2 99.0% 39.0% 54.0% 98.0%
Classe 3 95.0% 75.0% 73.0% 95.0%
Classe 4 75.0% 95.0% 91.0% 84.0%
Classe 5 36.0% 100.0% 99.0% 69.0%
* Dados preliminares aguardando revisão pela equipe clínica de Osakidetza.

POR QUE O QUANTUSMM FUNCIONA?

quantusMM dispõe de um novo método de Inteligência Artificial baseado em Deep Learning de última geração, com 2 algoritmos de classificação diferentes: um para nódulos e outro para microcalcificações.

Sua tecnologia se baseia em realizar uma análise quantitativa da textura da imagem. Essa análise permite identificar padrões associados a nódulos malignos ou microcalcificações, auxiliando na identificação do risco de câncer de mama.

A imagem original é submetida a filtros de realce de contraste e a uma dividida em patches para não perder a qualidade da imagem quando as lesões a serem detectadas são muito pequenas.

QUANDO USAR O QUANTUSMM?

quantusMM foi desenvolvido com um claro enfoque na população em geral e tem como objetivo ser uma ferramenta para auxiliar os médicos, especialmente na triagem massiva de pacientes com fatores de risco, para a detecção precoce de patologias mamárias e priorização de listas de espera.

Portanto, qualquer mulher pode fazer o teste a qualquer momento.

quantusMM:



NÃO INVASIVO


CONFIÁVEL


RÁPIDO